domingo, março 05, 2006

Para quem não sabe nem onde é a Av. Pasteur

10 dicas simples e totalmente sem critério que podem facilitar sua vida na faculdade.
Por Biba Bandeira

Parabéns! Você conseguiu passar pra Faculdade. E é pública! E federal! Êpa! Você deve estar muito feliz, e seus pais também, né? Ah, mais ou menos? Acharam estranho esse negócio de professor, né? É, tem muita gente que acha. Bem, aí vão alguns toques que podem ser úteis na sua jornada rumo ao seu diploma de Bacharel. (Hã?!)

1. Venha para a faculdade com a roupa mais confortável possível. As salas são quentes. Ok, ok, poderiam ser piores, e há ainda uma possibilidade remota de melhorar. Mas venha confortável. Você está fazendo História e não Moda.

2. Há um ônibus integração do metrô que sai do metrô de Botafogo e deixa você na porta da UNIRIO. 511 com ar!

3. O nome da diretora do nosso curso é Claudia Beltrão. Não confundir com Andréa Beltrão, a atriz. A Claudia fala latim de vez em quando. Não se sinta humilhado por isso, estuda que você chega lá. Ela é super solícita, além de ser divertidíssima. A secretária do curso agora é a Érika, também gente boa, e muito tranqüila.

4. Existem três xeroqueros próximos no prédio do CCH. Um no subsolo, o George, que é onde a maioria dos professores deixa as pastas. As pastas não podem ser retiradas de lá. A cópia custa (até o fechamento dessa edição, pelo menos) R$0,10. No prédio da Biologia (aquele brancão do lado) está o Mário que, apesar de assoberbado, sabe quais são os textos que caem na prova. E claro, vem com piadinha incluída. No CLA (onde tem o jardim) está a xerox da Dada. Provavelmente você poderá acompanhar Vale a pena ver de novo todos os dias lá. Mesmo contra a sua vontade. Escolha à vontade, mas não deixa o George te ver em outras xerox, ele fica meio magoado.

5. Estamos dominando a Internet. Sim, Bill Gates já era. Temos orkut, lista de e-mail, site e tudo que todo excluído digital deve ter. Se você também é desse grupo seleto de brasileiros, aproveite o programa Boot Remoto do pessoal e Informática, digo, Sistemas de Informação. São terminais de internet (4 no total, acho) gratuitos, livres... e sempre cheios. Desafio qualquer um de vocês a achar uma só vez os computadores do Boot Remoto em outra página da Internet que não seja o orkut.
Para entrar na nossa lista de e-mail, você deve procurar a Carol Rabelo, a moderadora. Estamos no Orkut com várias comunidades. A página do curso é www.unihistoria.net e a do CA é www.cahuni.cjb.net.

6. Mas afinal de contas, o que é CA? Não é nem loja de departamento nem aquele ano antes da primeira série primária. CA é sigla para Centro Acadêmico. Também conhecido como DA (Diretório Acadêmico) o CA é a instância que representa os alunos do curso. Cada curso tem seu CA, isto é, se houverem pessoas interessadas em agir na representatividade do corpo discente (ou seja, os alunos), para dentro do curso e para fora também.
Cada CA, ao ser formado, cria um estatuto, que é como se fosse a constituição de um país. No estatuto estão previstas as condições em que o CA pode ou não agir, e delimita como se dá o processo de representação. Nesse momento, o CA também delimita que sistema de representação adotará. Nosso CA iniciou seus trabalhos com o modelo Gestão Livre, e em 2004, após um plebiscito, adotou-se o sistema de colegiado.
Através desse sistema são delimitadas diretorias com um número específico de membros que se encarregam de diferentes assuntos que permeiam a vida acadêmica dos alunos. Os alunos reunidos em assembléia discutem e deliberam sobre os assuntos levantados.
No entanto, a participação dos alunos de fora da Diretoria tem sido muito pequena. Esperamos que vocês se interessem e participem!

7. Existe na cantina o PA (ai, quanta sigla!), que significa Prato do Aluno. É vendido a um preço mais barato que a comida a kilo que eles vendem. Há poucas opções baratas pela redondeza. Há também alguns lugares na Rua Lauro Muller (a caminho do Rio Sul) que vendem pratos executivos, ou o próprio restaurante Sujinho da UFRJ, que tem feijoada às sextas. Não se espante com as aparências.

8. Escrever para esse jornal é gratuito e indolor. Basta escrever o texto e enviar. Você fica famoso sem precisar escrever nada bom.

9. Conheça as festas do CLA. São uma experiência que vai do péssimo ao divino maravilhoso. Tudo pode acontecer nas festinhas do CLA, e a UNIRIO deve a elas bastante desse clima tão inusitado.

10. Se a polícia te parar na rua, por qualquer motivo, não se espante com a cara do agente da lei quando você disser que é estudante de História. A polícia, sua mãe, seus amigos do cursinho, seu cachorro, enfim, todos dirão que “quem faz História é tudo vagabundo”. Não se espante. Você acaba se acostumando, e até gostando.